Connect with us

Como Rastrear e Bloquear Telefone Celular Roubado Pelo IMEI

Tutoriais

Como Rastrear e Bloquear Telefone Celular Roubado Pelo IMEI

O roubo de celulares é uma pratica muito comum nas grandes capitais e, cada vez, está expandindo para o interior dos estados. Com isto, os usuários de smartphones, principalmente os tops do mercado, passam a correr o sério risco de perder não só o aparelho, mas todas as informações de cunho pessoal e profissional que deixam armazenados nestes dispositivos.

Entretanto, quando alguém tem o seu aparelho roubado, nem tudo está perdido. Pois, é possível bloquear celular pelo IMEI. Isso não trará o dispositivo novamente, mas irá inibir a prática de roubo, uma vez que o aparelho ficará sem uso permanente em nenhuma operadora.

E, para ensinar como bloquear celular roubado, bem como saber o IMEI do celular, este artigo possui tópicos específicos para ajudar usuários de smartphones a bloquear o seu telefone.

Como saber o IMEI do celular

Para poder rastrear um celular roubado pelo IMEI, para então bloqueá-lo é necessário – antes de tudo – saber o IMEI do celular. Para isso, basta que o usuário digite os números *#6# e tocar o botão de chamada, como se fosse fazer uma ligação comum.

Neste momento, será exibido na tela do smartphone um número com 15 caracteres. Este é o IMEI do aparelho, é importante que as pessoas anotem este número e deixem guardado em um local seguro, para casa um dia venham a precisar.

Entretanto, se o usuário já foi vítima de um furto e não possui mais o aparelho para fazer essa checagem, basta encontrar a embalagem do dispositivo e procurar pelo número do IMEI no código de barras do produto.

Em geral, este número fica exatamente em baixo do código de barras, ao lado de informações como como Número de Série, Modelo e algumas especificações do aparelho.

Mas, se mesmo assim, o usuário ainda não possuir a embalagem do seu smartphone, ainda há esperança para aqueles que utilizavam o sistema Android, pois a Google Play armazena o número do IMEI dos aparelhos cadastrados, justamente para estes casos.

Portanto, basta que o usuário acesse o Google Dashboard, e selecione as opções do Menu Android. Lá será possível ver uma lista de aparelhos Android que foram atrelados a conta Google do usuário, então é só selecionar o aparelho que foi furtado e anotar o número do IMEI daquele determinado aparelho.

Feito isto, é hora de partir para um segundo passo muito importante para o bloqueio do celular: Rastrear o celular roubado pelo IMEI.

Rastrear celular roubado pelo IMEI

Após ter o telefone furtado e estar em posse do número do IMEI, é hora da vítima de furto ir até a delegacia da polícia civil e registrar um boletim de ocorrência, relatando a perda material, bem como informando o número do IMEI para que a polícia dê entrada nas investigações e procure localizar novamente o aparelho através de um método utilizado para rastrear celular pelo IMEI.

Entretanto, se o usuário preferir dar o aparelho por perdido, ou não acreditar que a polícia civil – que possui tantas ocorrências para atender – não irá investigar o caso e prefere não perder tempo indo até a delegacia, resta a opção de fazer um boletim de ocorrência online.

Estes boletins, apesar de não recuperar o aparelho, irão marcar a área onde aconteceu o crime no mapa da criminalidade da polícia, de modo que – dependendo do número de ameaças naquele local – o policiamento deverá ser reforçado na região.

Pois bem, agora que o usuário já descobriu o IMEI do seu celular e registrou o boletim de ocorrência, seja para dar início às investigações, ou apenas para marcar a região como perigosa, é hora dele efetivamente bloquear o telefone.

Bloquear celular roubado

E por último, mas não menos importante, o usuário precisa entrar em contato com a operadora da qual era cliente e informar o roubo do aparelho. Esta atitude fará com o IMEI seja bloqueado, de modo que nenhuma operadora brasileira irá funcionar no aparelho que foi furtado.

Para tanto, é preciso ter em mãos o número do IMEI, bem como o boletim de ocorrência (daí a importância de fazer um, nem que seja online), um documento de identidade no nome do titular da conta e outras informações relevantes para o processo de bloqueio, que varia de operadora para operadora.

Caso, a polícia civil chegue a efetivamente investigar o caso e encontrar o aparelho telefônico novamente, o usuário poderá ligar novamente na operadora e seguir alguns protocolos para garantir a identidade e reabilitar o IMEI do aparelho novamente.

Entretanto, nem todas as operadoras oferecem este serviço. Portanto, antes de fazer o boletim de ocorrência e ligar bloqueando o IMEI, é importante que o usuário se certifique de que o aparelho não está perdido em algum lugar de sua casa, ou esquecido em algum local de onde possa recuperar. Pois, dependendo da situação, o aparelho pode se perder para sempre!

Como Rastrear e Bloquear Telefone Celular Roubado Pelo IMEI
Avalie este artigo

Top Ofertas


Top Ofertas



O Invasão Tech almeja se tornar a sua principal fonte de notícias e críticas sobre tecnologia. Desde a nossa fundação em 2016, estamos crescendo a partir de uma fonte exaustiva de notícias de tecnologia para uma organização multimídia global capaz de cobrir a interseção de tecnologia, jogos e entretenimento.

Clique para comentar

Mais em Tutoriais

Publicidade

Mais Lidas

Topo